Relaxa, é compatível
O USB-C(3.1) é sim compatível com versões anteriores, ele se comunica com todos os periféricos compatíveis com USB 2.0 e 3.0, já existem diversos adaptadores e hubs para este padrão.
A Apple não vai abandonar o Thunderbolt
Thunderbolt é um conector proprietário da Apple capaz de transferir arquivos em alta velocidade, por mais que não esteja presente no novo Macbook o padrão não vai ser deixado pela Apple. Na MWC, o pessoal da USB-IF debateu a possibilidade de protocolar o USB 3.1 para o Thunderbolt, a Intel mesmo gostou da ideia. Além de tudo isso, a Apple não vai abandonar porque ele tem o dobro de velocidade do novo padrão mundial.
Ele pode ser mais rápido
A USB-IF acredita que a velocidade do atual conector é mais do que o suficiente, mas na MWC foi demonstrado que ele pode chegar ao dobro de sua capacidade, igual ao Thunderbolt. Um dos motivos para esse aumento de velocidade no futuro vai ser a transferência e manuseio de videos em 4K. Até o fim do ano o padrão vai começar a aparecer em outros dispositivos.
E o Lightning?
Relaxa, o padrão da Apple é o único capaz de evoluir, ele pode ser USB 3.1 e suportar o USB-C, creio que o próximo alvo da Apple seja o iPhone e iPad. A ideia é que no futuro o USB-C seja tão popular quanto a atual porta USB, vale lembrar que com o atual padrão aconteceu a mesma coisa, e a Apple foi também uma das primeiras a lançar o padrão para o grande mercado.
Você pode carregar vários dispositivos
O novo cabo pode passar energia em ambos os sentidos, e é uma quantidade considerável, o MacBook mesmo já é carregado pela entrada e será possível também carregar ao mesmo tempo, vários dispositivos, ou seja, um iPhone plugado ao computador também poderá ser carregado, e assim vai indo. Ele pode passar até 100W de energia
Facilidade e praticidade
O conector é reversível, ou seja, nada de tentar plugar 37 vezes pra finalmente conseguir conectar na entrada de rede(quem nunca?), ele também é REALMENTE universal, ele pode substituir cabo de energia, HDMI, VGA, ele é capaz de fazer a tão sonhada unificação de cabos. O cabo também é pequeno, é exatamente do mesmo tamanho do micro-USB, com 8,4mm por 2,6mm, possibilitando o dispositivo ser mais fino, leve e descartando várias outras portas. E um fator interessante, é que o USB C nao é exclusivo, ou seja, toda fabricante poderá usar. Interessante também ressaltar que já existe até um pendrive de 32GB com USB-C =D
Bom gente, estas foram algumas curiosidades sobre o novo padrão, em breve teremos mais postagens sobre a implementação
0 comentários :
Postar um comentário