Nokia vai voltar para o mercado de smartphones em 2016

A Nokia foi uma das empresas mais conceituadas no universo de telefonia móvel no mundo, mas a história mudou, em 2007 a Apple, empresa icônica na tecnologia resolveu entrar nesse mercado e tentar revolucionar, claro que na época as concorrentes duvidaram do sucesso do iphone, cada uma a sua maneira, a Nokia resolveu apostar na falta de 3G do dispositivo, e ficou sem se mover, os anos se passaram e este mercado não era mais o mesmo, a Apple e Google o dominaram de tal forma, que as outras empresas ficaram simplesmente sem chão, Blackberry, Nokia dentre outras que mantiveram a sua postura acabaram ficando pra traz. Em 2013 a Microsoft comprou parte da Nokia, deixando a empresa totalmente capada na Finlândia.

Mas é da Finlândia que a surpresa vem, as fontes do conceituado portal de noticias Re/Code anunciaram que a Nokia pretende voltar ao mercado em 2016, vale a pena lembrar que ela lançou um tablet recentemente, o Nokia N1, que é basicamente uma versão do iPad mini com Android, o que nos dá uma boa ideia do que ela trara para os seus smartphones. As fontes do Re/Code mostram que não são apenas planos simples, são planos bem ambiciosos envolvendo até tecnologia de realidade virtual.
Essa volta vai ser de responsabilidade da Nokia Technologies, que é a menor das três empresas que restaram da compra da Microsoft, as outras partes são responsáveis pelo serviço de mapas(HERE) e por equipamentos de rede, entretanto a Nokia Technologies é responsável por mais de 10 mil patentes. O lado bom de tudo isso é que esta Nokia seria livre do Windows Phone, ou seja, tem liberdade para explorar novos horizontes, e a prova disso foi que os dois últimos projetos foram com base no sistema operacional: A ZLauncher, uma launcher para Android que busca melhorar a experiencia de usuário, facilitando o acesso para aplicativos e comandos, e o N1, um tablet inspirado no iPad mini que vem com Android instalado.
As fontes disseram que esses projetos são apenas o inicio de uma nova Nokia, e que a Nokia não esta indo embora, em 2013 a maioria das pessoas acreditavam que a Nokia havia acabado de vez, mas as fontes indicaram que os projetos em desenvolvimento são grandes, e surpreenderão a todos.

A Nokia manteve mistério sobre seus produtos porque o seu contrato com a Microsoft impede o uso da marca "Nokia" em smartphones até o final do ano, mas isso não impediu a empresa de trabalhar duro no desenvolvimento de novos produtos para o próximo ano. A marca tem três polos, Sunnyvale, na Califórnia e Cambridge, na Inglaterra, isso além de duas cidades finlandesas, Espoo e Tampere. O interessante é que mesmo a Nokia se voltando apenas para Windows Phone nos últimos anos, a empresa continuou secretamente trabalhando em outros projetos, envolvendo Smartphones e Tablets.
A Nokia pretende simplesmente investir em pesquisa e desenvolvimento, projetar os smartphones e tablets e licenciar para que outra empresa apenas produza, assim como a Apple faz, terceirizando a fabricação. A Nokia não esta morta, muito pelo contrário, está contratando novos executivos, reformulando a equipe e trabalhando duro para trazer pra gente novos produtos e serviços.

Você espera que desta vez a Nokia consiga se estabilizar nessa nova era da tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: RE/CODE

Compartilhar no Google+

Sobre Unknown

    Comentários do Disqus
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário