Android M: o que esperar



Apenas a dois dias do Google IO15, os rumores a cerca do anunciamento da nova versão do Android, o Android M, ganham cada vez mais força e comentários fiéis sobre as novas funções, otimizações e recursos da nova versão da plataforma móvel. Mesmo sendo anunciado durante o evento, só devemos esperar a atualização para mais daqui alguns meses, visto o lançamento tao recente da versao anterior, o Lollipop.

Pensando sobre a nova versão, reunimos nesta postagem tudo aquilo que consideramos "viável" para estar presente no Android M da Google. Que tal dar uma olhada?

Android M... ? Qual será o nome?



1. Otimizado: menor consumo de bateria e uso de memória RAM



Modo Stamina, presente nos dispositivos da Sony, é muito elogiado por conseguir reduzir o uso de memória RAM, e desativar processos em desuso quando a tela está desligada, reduzindo o consumo de bateria sem interferir na experiência do usuário.

Ao que tudo indica, o Android M será otimizado para consumir menos memória RAM, com formas inteligentes de uso dos apps e processos quando a tela estiver desligada, desativando os menos utilizados, e reduzindo a frequência de check-ins de localização, e etc. 

2. Multi-janelas


Samsung já faz, LG já faz, Sony já faz... mas a Google ainda não! Sim, os dispositivos com Android puro ainda não possuem o famoso recurso "multi-janelas", que muitos acreditam ser um "recurso necessário para melhorar a experiência de uso". A nova versão deve trazer o recurso nativamente ao sistema puro, podendo ser melhorado ainda mais pelas fabricantes.

3. Comandos de Voz


É inegável o sucesso de vendas do Moto X, da Motorola. E grande parte desse sucesso todo se deve aos seus comandos de voz nativos, feitos para funcionar no smartphone da melhor maneira possível, e promover uma integração maior entre o usuário e o dispositivo, trazendo comodidade a quem usa.

Analisando isso, a Google pode estar preparando um software com suporte nativo a um maior número de comandos de voz, e talvez isso deixe de ser exclusividade de apenas um aparelho e marca, passando a ser um atrativo também nas outras linhas de smartphones. É de se empolgar, não é?

4. Leitura de digitais nativa e melhorias na segurança


Nem sempre uma senha forte é sinal de segurança, então a busca por melhorias nessa área, principalmente em algo tão pessoal como um smartphone crescem a cada dia. 
Aparelhos mais recentes, e normalmente sendo os modelos "top de linha", estão vindo com um recurso de leitura biométrica, sendo um recurso implementado ao Android pelas próprias fabricantes para melhorar a segurança do dispositivo.

Porém, rumores recentes indicam que a leitura de impressões digitais (biometria)  será inclu[ida de forma nativa na próxima versão do Android, cabendo as fabricantes realizar apenas pequenos ajustes conforme suas necessidades.

5. Android for Work


O Google está ainda mais perto do mercado corporativo. Conforme a empresa mesmo divulgou, a nova versão do Androd vai "trazer o poder do Android para todos os tipos de locais de trabalho". Então este será um dos grandes anúncios do evento, que ligado a biometria, será atrativo para as grandes corporações iniciarem a migração para o sistema da gigante de Mountain View.

6. Android Pay


O Android Pay já foi confirmada pelo Google há alguns meses. Será uma nova API escrita a partir do zero, mas ainda compatível com a solução de pagamento existente do Google, o Google Wallet, e permitirá aos usuários fazer uso de ambos na sua loja e em pagamentos nos apps, além de compras externas em supermercados, cafés, etc. Como um lembrete, a Apple e Samsung já têm sistemas de pagamento semelhantes.

7. Comunicação baseada na proximidade


 De acordo com alguns rumores, a próxima versão do Android pode ostentarum recurso chamado de "comunicação baseada em proximidade", que irá permitir que os telefones Android descubram outros dispositivos Android nas proximidades. Nós podemos apenas especular sobre o que o Google tem em mente com isso, mas nós suspeitamos que tem muito a ver com a tecnologia do Google de automação residencial que irá certamente dar as caras durante o Google I/O 15.


                                                          ●



Essas são as expectativas do X Border sobre o novo Android.  E vocês? O que esperam?


Fontes: Android Police | PhoneArena 


Compartilhar no Google+

Sobre Rodriggo Dell

"If you you wish, you can fly, you just have to rely a lot on you." - Steve Jobs. 20 anos, aspirante a designer, blogueiro, fundador e editor chefe do X Border. Tem paixão pelo design, pela tecnologia e pelas conexões que movem o mundo, e as pessoas. Portfólio | Facebook | Google+ | Twitter
    Comentários do Disqus
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário