Muitos
brasileiros, principalmente os entusiastas do mundo mobile, aguardaram meses
para a estréia da Xiaomi (pronúncia correta cháiomi) no território nacional, e esse dia finalmente chegou. Estávamos presentes no evento de lançamento,
tentamos uma cobertura via Twitter mas devido alguns contratempos não foi
possível e entramos somente na segunda sessão.
O
evento em si, demonstrou como a Xiaomi
se relaciona com os fãs, chamados pela marca de Mi Fãns, ao redor do
mundo, segundo a marca são 31 países presentes no Mi Club, apesar de a empresa
só vender aparelhos oficialmente em 8, (precisamos lembrar aqui que as vendas
não se restrigem somente a smartphones, a empresa também produz roteadores com
armazenamento de nuvem, purificadores de ar, Smart TV’s, acessórios entre
outros, alguns ainda não disponíveis no nosso mercado).
Além disso foi mostrado
como foi a evolução (absurda) em apenas 4 anos e meio da marca, atingindo 61
milhões de aparelhos vendidos no ano de 2014, conquistando a posição de terceiro
maior e-commerce na China somente atrás de Alibaba e Amazon e alcançando 100
milhões de usuários da MIUI, que não se encontram só em aparelhos Xiaomi mas em
centenas de outros dispositivos com Android compatíveis.
Mas
a conexão com os fãns não fica somente no plano on-line, existem vários eventos
principalmente na China sua terra natal, que concentram e também premiam os
usuários (como um evento do Oscar segundo Barra) que mais interagem em fóruns,
redes sociais, encontros, melhor casal, garoto e garota mais bonitos e afins,
já as reuniões promovidas pelos Mi Fãns somam um total de 665 . Mas não foi só
isso...
Sobre
a MIUI 6 foram apresentados vários recursos, entre os mais importantes estão o
nível de personalização dado ao usuários que pode escolher entre milhares de
temas desenvolvidos pelos Mi Fãns e pela equipe da empresa, a fluidez do
sistema que é de certa forma adaptado para o hardware, e o sistema beta de
atualizações que funciona da seguinte forma:
Segunda, Terça e Quarta é feita a programação da MIUI implementando
novas funções interessantes mostradas pela equipe de desenvolvimento de
software ou sugerida pelos usuários, Quinta ocorrem os testes internos, Sexta o
update via OTA (over the air) e por fim Sábado e Domingo os testes e feedback por
parte dos usuários, e assim o ciclo se repete.
Já
o Redmi 2, único smartphone apresentado pela empresa para o nosso mercado neste
momento, conta com um hardware intermediário muito semelhante ao Moto G segunda
geração mas com grande diferencial em preço, R$499 á vista e R$549 em 10x sem
juros contra 799 do concorrente, em resumo temos um processador snapdragon 410
com quad core de 1,2 Ghz com 64 bits, 1 GB de memória RAM e 8GB de memória
interna (expansível até 32GB via Micro SD), uma tela de 4,7“ IPS HD laminada
com 312 PPI (pixel por polegada), e uma das funções mais atraentes o dual sim
4G, ele permite que você utilize o 4G em qualquer um dos dois sim cards sem
precisar fazer a troca de slots, algo muito raro de se encontrar em
dispositivos android, porém não é possível utilizar os dados móveis de forma
simultânea, as bandas suportadas são 2 (1900 Mhz), 4 (1700 Mhz) e por último a
banda 7 (2600 Mhz), está também disponível no aparelho o LTE CAT4 que suporta
até 150 Mbps de dowload e 50 Mbps de upload, infelizmente o LTE CAT4 ainda não
está disponível no Brasil, tudo isso alimentado com uma bateria de 2265 Mah com
suporte a Quick Charge 1.0.
As
câmeras do Redmi 2 são de 2 megapixels frontal e 8 megapixels traseira com
abertura f2.2 e 5 elementos, elas contam com algumas funcões como a “Beautiful”
que identifica sua idade e sexo e faz correções como suavização de expressões e
rugas sem deixar a imagem com aspecto artificial e um modo HDR mais avançado
com remoção de aura ao redor de objetos que costuma ocorrer no HDR normal,
correção de cor e sintonizador de gamma e contraste.
As
dimensões são bem próximas ao IPhone 6 (138.1mm x 67mm x 6.9mm) contra (134mm x
67.2mm x 9.4mm) na parte frontal com um aproveitamento 3% maior da área que a
tela ocupa, pesando 4 gramas além do IPhone 6 o dispositivo é leve (133gr)
considerando que sua espessura é bem maior (9,4 mm), além disso o material
utilizado é o policarbonato com camada resistente a impressões digitais e
oleosidade.
Outro
diferencial para o aparelho são as capas que custam entre R$16,99 em silicone e
R$39,90 no formato flip cover, além de outras opções como a capa rígida, todas
elas vendidas em diversas cores, assim como o Redmi 2 (amarelo, verde, branco,
preto e rosa), o que é ótimo principalmente comparado com marcas que vendem
capas em suas lojas oficiais com preços muitas vezes acima de R$100 (como Apple
e Samsung). Falando ainda de acessórios temos os fones in-ear vendidos de 3
formas, o modelo básico pelo preço de R$39,90 , o modelo revestido por metal e
fios em kevlar por R$99,00 , e uma versão mais luxuosa com cristais Swarovski
por R$179,90 (este último ainda abaixo do valor dos earpods que hoje custam
R$199) e também a película protetora para a tela do Redmi 2 por R$19,99.
Outro
produto apresentado no evento foi a Mi Bank (distribuida no MI Kit para os Mi
Fãns e a imprensa na primeira sessão), bateria externa com a capacidade de
10400 Mah e pelo preço de R$99,00 ,para efeito de comparação na loja da Saraiva
do Shopping Vila Olímpia uma bateria com 5200 Mah (metade da capacidade) custa
R$349,90 , ela pode carregar o Redmi 2 por 3,4 vezes enquanto o IPhone 5s pode
ser carregado 4,5 vezes.
O
último produto apresentado foi a MI Band por R$95,00 (e que será enviada para a
casa dos presentes na segunda sessão junto ao Mi Bank como forma de desculpas
pelo transtorno de overbooking), pulseira fitness que conta os passos, e mede o
desempenho pessoal do usuário em diversos exercícios, além de medir a qualidade
e a duração do sono, tudo sincronizado com o seu smartphone android (4.4 ou
superior) ou IOS, por meio do aplicativo MI Fit via bluetooth low energy, que
agora conta com integração ao Google Fit, sua bateria é um diferencial e dura
no mínimo 30 dias com apenas uma recarga, além de ser resistente à água com
certificado IP67 conta com recursos extras como aviso de ligações recebidas,
aviso progressivo que auxilia o despertar da pessoa quando apulseira identifica
que o usuário está em sono leve com leves vibrações, recurso que possibilita o
app Mi Fit para encontrar sua Mi Band se estiver dentro do alcance do
Bluetooth, e ID (identificação) que dispensa a necessidade do usuário digitar a
senha de desbloqueio de tela a partir do android Lollipop.
Com
todos os novos produtos e uma empresa nova no nosso mercado, fica a pergunta do
usuário, “Mas e sobre a assistência técnica?”, bom a assistência técnica da
Xiaomi será em território nacial porém só os aparelhos comprados no Brasil
terão garantia nacional (um pequeno lote veio da China e os seguintes serão
fabricados no Brasil, que é o primeiro local fora da Ásia a ter a produção de
aparelhos Xiaomi), o que não impede segundo Hugo Barra (Vice presidente da
Xiaomi) que o seu aparelho comprado no exterior receba assistência aqui
mediante pagamento, mas um serviço exclusivo lançado no Brasil recebeu o nome
de Pick Mi, ele funciona da seguinte forma, via telefone ou e-mail você
solicita que um motoboy da empresa com quem eles tem parceria retire seu
telefone com defeito em casa leve a assistência técnica e volte,antes da retirada
do seu smartphone na sua casa é enviado um e-mail de confirmação e um sms
confirmando os dados e a solicitação, tudo com monitoramento on-line do
posicionmento do motoboy indo e voltando até a sua casa, tudo sem custo, esse
serviço está inicialmente disponível na Grande São Paulo e pode ser implantado
em outras capitais após uma avalização do período teste.
Apesar
de todos os dispositivos e novidades apresentados, muitos ainda estão na
expectativa de quando os aparelhos top de linha da Xiaomi virão ao Brasil, por
enquanto ainda não há planos de traze-los via importação ou fabricação local,
mas isso pode ocorrer em breve conforme aceitação do nosso mercado segundo
Hugo. Enquato isso não acontece torcemos pelo sucesso da Xiaomi no Brasil, e
recebemos com entusiasmo a nova filosofia da marca de “Tecnologia não tem que
custar caro para ser boa”.
Quer conferir mais imagens do evento? Acesse nossa galeria por este link e veja mais do dia de lançamento.
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Essa postagem foi escrita pelo nosso colaborador, Rodrigo Matias, que faz parte da equipe e foi ao evento de lançamento da Xiaomi prestigiar a chegada dessa grande empresa ao Brasil.









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