iOS 9: Conheça as funções extras e novidades nos aplicativos nativos

Nos últimos dias nós fizemos postagens especiais mostrando os novos recursos do iOS 9, com destaque para a SIRI mais inteligente, as melhorias de desempenho e as melhorias para iPad. Hoje vamos apresentar o ultimo artigo da série, que vai ter todos os recursos dos aplicativos nativos novos, as funções extras do sistema e melhorias gerais feitas pela Apple.

Nos últimos anos os usuários de iOS estavam sentindo falta das atualizações que não tinham grandes mudanças por fora, mas por dentro a Apple deixava o iOS cada vez mais poderoso, assim como iOS 4 e 5, e o iOS 9 atendeu esses pedidos, as melhorias mais importantes vieram no desempenho do sistema, assim como já citamos em uma postagem por aqui.

Confira agora a lista com cada melhoria:

Markup - É um sistema de marcação nativo do sistema, assim como temos no OS X, permite que você insira desenhos, imagens, texto e até assinaturas digitais em PDFs antes de envia-los ou salva-los. Ajuda muito quem trabalha com documentação ou com trabalhos acadêmicos.

Busca nas configurações - O menu de configurações do iOS é bem mais fácil do que o dos concorrentes, porém quando alguém migra de uma plataforma para outra acaba estranhando, pensando nisso e em simplesmente facilitar a vida de todos, a Apple colocou um campo de busca nos ajustes do sistema.

Fonte San Francisco - Todo mundo achava que tinha sido desenvolvida apenas para o Apple Watch, mas mal esperavam que a nova fonte da Apple foi desenvolvida mesmo para todos os sistemas operacionais da empresa, ela deixa o iOS bem mais legível e bonito, é muito mais sóbria que a fonte anterior.

Design - Não da pra notar grandes mudanças no design do iOS, porém você nota uma grande evolução em alguns detalhes do sistema, a começar pelos espaçamentos, agora as coisas estão mais bem alinhadas ainda, a Apple parece ter algum tipo de toque com alinhamentos e simetria, cada vez tudo fica mais alinhado, você também nota que alguns ícones do sistema foram modificados, como o do flash da câmera e alguns ícones de edição do aplicativo fotos. O multitarefas foi redesenhado, antes a Apple adotava um estilo que nasceu no Jailbreak, de cartas alinhadas lado a lado, agora a Apple simplesmente empilhou as cartas, curiosamente como também pode ser feito no Jailbreak. A Apple também tirou ou favoritos e recentes de la, o que poluía a interface. No aplicativo Mensagens também tivemos uma melhoria, agora você pode ver a foto do contato que você troca mensagens.

Mas o mais bonito no iOS 9 é a SIRI, existiam rumores de uma SIRI igual a do Apple Watch, todos obviamente imaginamos as ondas coloridas no rodapé da tela, mas a Apple adaptou as cores com as linhas que já existiam no iOS 7 e 8, o visual ficou muito mais agradável e agora também conta com um efeito muito bonito, quando a SIRI entende o que você fala as cores das ondas de voz se dissipam pela tela, é muito bonito de se ver.

iCloud Drive - iCloud Drive é novidade do iOS 8, porém no iOS 9 a Apple colocou um aplicativo do recurso, que permite que você explore dentre seus arquivos, o mais legal é que o aplicativo é opcional, não fica ocupando espaço na tela se você não quiser usar, basta desabilitar nos ajustes.

Anexos no email e preview para impressão - A Apple liberou para que possa ser inseridos mais anexos em um email antes de ser enviado, antes poderiam apenas 5, e também você pode visualizar antes de imprimir algo.

Mais saúde - Agora o aplicativo saúde conta com mais recursos, tais como o polemico controle de atividade sexual, menstruação e tudo relacionado a reprodução.

Notificações - Antes as notificações ficavam agrupadas por aplicativo, agora você pode deixar elas grupadas por data, como se fosse uma linha do tempo. Achei este modelo muito melhor do que o anterior, mas pra quem prefere o anterior, basta ativar nos ajustes.

Voltar - Agora se você esta em um aplicativo e precisa da função de outro, como abrir um link do email no Safari, o aplicativo requisitado vem da direita da tela, e fornece a opção no canto superior esquerdo para voltar no aplicativo anterior.

News/Noticias* - NewsStand ou Banca no Brasil, era um aplicativo que reunia todas as revistas que você assinava ou comprava na App Store, agora o aplicativo simplesmente sumiu, e deu lugar ao News, aplicativo que vai organizar todos os seus Feeds de sites, e diversos conteúdos personalizados de diversos sites de tecnologia e noticias que viraram parceiros da Apple. Mas fique calmo, a Apple vai manter as revisas, porém ficarão em uma pasta, com a possibilidade de coloca-los até mesmo na tela inicial.

Wallet/Carteira* - Diga adeus também ao Passbook, aplicativo para tickets e cupons que veio no iOS 6, a Apple agora reuniu todos os tickets, cupons, ingressos e cartões de crédito do Apple Pay neste aplicativo, bem mais pratico.

Mapas - O aplicativo esta cada vez mais poderoso, além das novas sources de mapas o aplicativo contará com informações de transito e transporte publico.

Notas - O aplicativo que antigamente só permitia texto agora até parece um editor profissional, você pode adicionar imagens mais facilmente, adicionar desenhos, criar pastas, anexar documentos, mapas e também criar checklists, o mais legal é poder importar suas notas de qualquer lugar que você esteja.

O Notas virou um aplicativo bem importante no iOS depois do iCloud, pois com o sincronismo em tempo real acabamos nos acostumamos a digitar algo no iPhone, conferir no iPad, pegar do site do iCloud ou Mac... É pratico, rápido e eficiente.


Bom galera, o iOS 9 mês que vem entra em beta publico, e em Setembro sai sua versão final juntamente com o iPhone 6S. Para mais informações, veja nossas outras postagens com recursos do SO.

*No Brasil os nomes devem ser traduzidos, porém nas versões beta ainda estão em inglês.

Imagens: MacMagazine, Blog do iPhone e Apple
Fonte: Apple

Compartilhar no Google+

Sobre Unknown

    Comentários do Disqus
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário