iOS 9: Conheça melhor as novidades para iPad

O iOS 9 chegou com diversas melhorias de performance e economia de bateria, mas para o iPad tivemos diferencias que exigem mais do hardware do produto. Os iPads sempre foram os iDevices mais potentes da Apple, estando um pouco acima dos iPhones em processamento e gráficos. Aproveitando desses quesitos a Apple introduziu algumas novidades para os iPads, como um teclado mais inteligente, novo multitarefas e recursos gerais.
O Teclado Quicktype agora conta com novos recursos e melhor compatibilidade com teclados bluetooth, que agora tem comandos parecidos com os de OS X, incluindo até mesmo a possibilidade de mudar de aplicativos com uma combinação de teclas, o command + tab (No Windows alt + tab). Além das melhorias para teclados físicos o teclado nativo virtual do iPad que agora possibilita o uso como se fosse um trackpad, ou seja, você com dois dedos consegue explorar um texto, e tocando e segurando você pode selecionar parte do texto.
O teclado também vem por padrão com pequenos comandos onde antes ficavam espaços vazios perto das sugestões de palavras, por padrão ficam os comandos básicos, de copiar, colar e recortar, também temos comandos complexos em aplicativos que exigirem isso, a API do teclado está aberta para desenvolvedores poderem usar dos novos recursos. Outra boa melhoria foi na central de notificações, que no modo paisagem foi redesenhada, com duas colunas, sendo uma com a tela "Hoje" e outra com a opção de ficar nas notificações ou em Widgets, o que é muito bem vindo, todo e qualquer proveito da telona do iPad é bem interessante. Também será possível fazer melhor proveito de anexos no email do iPad, a partir de seus arquivos no iPad ou na nuvem, vem por padrão o iCloud, mas você pode alterar para qualquer terceiro.
Slide Over
Mas as maiores novidades são os recursos de multitarefas do iPad, que trouxeram três novas funções, a primeira é o Slide Over, que faz com que você possa puxar da direita para a esquerda um aplicativo que vai ocupar 30% da tela, possibilitando que você possa ler e editar uma nota, conversar no iMessage, ou fazer qualquer coisa com qualquer aplicativo, o recurso é muito interessante e visa a praticidade, mas a partir dele vem o recurso mais interessante ainda, o Split Screen, que faz com que o aplicativo se fixe e redimensione o aplicativo atualmente aberto, fazendo um multitarefas real, possibilitando usar os aplicativos ao mesmo tempo, com multitoques e tudo mais, porém só estará disponível no iPad Air 2, isso explica inclusivo o porque do salto que a Apple deu no hardware do dispositivo.
Split Screen em 50%/50%
E por ultimo um recurso que vai ajudar muito os consumidores de mídia, o Picture in Picture. Pra que não conhece ele consiste em poder assistir algo sobrepondo qualquer outra coisa que você esteja fazendo no iPad, é como uma janela flutuante, redimensionável e que também pode ser oculta, sendo jogada para as bordas do dispositivo. Além de video o PiP vai suportar chamadas do FaceTime, pessoalmente falando, esse recurso vai salvar a minha vida.
Picture in Picture
Estas são algumas das melhorias para os iPads, amanhã vai sair um artigo completo aqui no X Border falando das melhorias gerais do sistemas, aplicativos e design, fiquem ligados.

Lista de compatibilidade de recursos:
Recurso iPad 2 iPad 3 iPad 4 iPad mini iPad mini 2 iPad mini 3 iPad Air iPad Air 2
Novo teclado Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Anexos de email Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Central redesenhada Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Slide Over Não Não Não Não Sim Sim Sim Sim
Split Screen Não Não Não Não Não Não Não Sim
Picture in Picture Não Não Não Não Sim Sim Sim Sim
Fonte: Apple
Compartilhar no Google+

Sobre Unknown

    Comentários do Disqus
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário