Conheça a revolucionária nova Apple TV


A Apple anunciou ontem em seu evento especial a novíssima Apple TV. O dispositivo vem com o objetivo de revolucionar o jeito que assistimos televisão. Jobs em 2011 disse que a televisão era uma tecnologia estagnada, e de fato ela é. Hoje em dia nos deparamos com SmartTVs burras, com software atrasado e muito mal implementado. A Apple resolveu então finalmente atualizar sua televisão, mas desta vez, trazendo o real "Smart" para a TV.

Mas o que mudou?

Para começar a Apple TV agora vem com o tvOS, software totalmente pensado para a TV. O software obviamente tem base Darwin, assim como iOS e OSX. Como diria Jobs: "A nova Apple TV roda OS X". Mas o que realmente interessa é que este software é totalmente desenhado pensando em uma televisão. A nova interface é muito mais moderna e "leve" que a anterior. Menus translúcidos e animações fazem o software ficar muito parecido com o que temos hoje no iOS e OS X.

Mas o que importa mesmo é a experiência de usuário, e a Apple TV traz a melhor possível. O novo Siri Remote agora vem com uma superfície de vidro touchscreen no topo, e é por la que você controla tudo. Além disso temos 4 botões para interagir com ela, sendo: Botão de menu, que obviamente leva diretamente ao menu; Botão de busca, que chama a Siri; botão inicio e por fim o botão de pause e play. Além dos 4 botões para controle de conteúdo a Apple implementou botões de volume, que vão controlar diretamente a sua TV, já que são universais. O controle também conta com giroscópio, acelerômetro e um microfone.

O hardware não é o que temos de mais novo nos iCoisas. A Apple TV vem com um processador Apple A8, que equipa os iPhones 6 e 6 Plus, Wireless e provavelmente vem com 2GB de memoria RAM. As opções de armazenamento são 32 e 64 Gigabytes.

Realmente Smart

O que mais chama a atenção na nova televisão é o software. O dispositivo vem com uma Siri totalmente turbinada, capaz de fazer até mesmo buscas conceituais dentro de filmes, séries etc. Um exemplo bem legal dado na apresentação foi quando pediram para levar a um determinado episódio de uma série que tinha um ator convidado. Depois eles disseram a Siri que não tinham entendido o que havia acontecido, a Siri voltou e colocou legendas bem na parte em questão.

O dispositivo é pioneiro em um quesito muito importante:  Busca universal. Até hoje nenhum dispositivo tinha conseguido juntar diferentes serviços concorrentes em um único lugar. A Apple TV é capaz de buscar no Netflix, iTunes e Hulu ao mesmo tempo, isso sem contar os diversos serviços que ainda devem chegar ao dispositivo. Mas não para por ai, o mais interessante é usar a Siri para fazer isso. Contando com a inteligencia da assistente virtual, podemos pedir filmes com diversos filtros, isso de forma totalmente natural. No palco eles pediram filmes de ação, depois apenas dizendo "apenas os com James Bond" apareceram todos os 007, depois foi pedido para que mostrasse apenas os com determinado ator. A Siri interpretou tudo e deu tudo o que foi pedido, isso sem a necessidade de parecer que estava falando com um robô. Falando naturalmente podemos conseguir os melhores resultados.

Claro que o mundo smart não vive sem uma coisa: Aplicativos! E a Apple TV já conta com diversos aplicativos disponibilizados. Imagine poder ver um Periscope, dar uma olhada em um video no Facebook ou até mesmo ver seu feed no twitter pela TV de forma fácil a rapida? Agora isso é possível na nova Apple TV e sem complicações, já que a maioria dos aplicativos já são adaptados pra ela, por culpa do iPhone 6 Plus que já é Full HD.

Nova plataforma para games

Uma das novidades mais interessantes é que além de aplicativos da App Store, o dispositivo suporta games! O chip A8 é capaz de rodar qualquer jogo da App Store sem problemas, e graças a isso podemos ter qualquer jogo rodando na Apple TV. E não para por ai: A Apple disponibilizou suporte para controles bluetooth de terceiros, ou seja, você vai poder ter uma experiencia real de console.

Na demonstração foi mostrado como o Siri Remote pode ser legal para games, usando o touch e até mesmo o giroscópio temos um controle muito parecido com o Wii Remote, mas você não vai precisar comprar novos controles para multiplayers. A Apple TV aceita iPhones, iPods e iPads como controles.

E o Brasil?

Bom, não ficaremos de fora das novidades. Estamos testando o iOS 9 e podemos dizer que a Siri está muito esperta e fala muito bem nosso idioma. Não seremos decepcionados com a Siri da Apple TV e também fomos lembrados no site da Apple. O esporte interativo vai estar presente na nova Apple TV, e com suporte já a Liga dos Campeões. Quem curte futebol vai curtir muito essa novidade. E já que o iTunes não tem series nem muitos filmes no Brasil, podemos ficar felizes com o Netflix na nova Apple TV. Pelo menos dessa vez, não vamos ficar sem a novidade. Mas quanto será que isso tudo vai custar por aqui? Nos EUA a Apple TV chega por 149 dólares (32GB).

Porque revolucionário se nada é realmente novo?

O mercado de televisão estava estagnado por parte das grandes empresas de tecnologia, e apenas agora com a chegada da Apple vamos ter novidades. A Apple consegue ao longo dos anos trazer diversas tecnologias mal implementadas e implementa-las assim como deve ser. Foi assim com o Multitouch, o mouse, o tablet, o assistente virtual e até mesmo o smartwatch (Os com Android Wear estão seguindo as tendencias de mercado da Apple).

A nova Apple TV deve revolucionar o jeito que assistimos televisão e influenciar todo o mercado. Aguarde, que em menos de três meses teremos respostas de diversas fabricantes para a novidade da Apple. E você, gostou das novidades? Deixe nos comentários.
Compartilhar no Google+

Sobre Renan Gonçalves

Tenho 19 anos, sou estudante de Ciência da Computação e Redator, gosto de desenvolver para Web, programar e amo o universo Apple, tenho um iPhone 5S e um iPad Air, mas também dou uma chance ao Windows. Acesse meu Blog | Twitter | Facebook
    Comentários do Disqus
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário